BOM-DIA, MEU NOME É SHEILA

Segue um bom documentário sobre o setor de telemarketing, Bom-dia, meu nome é Sheila – Como trabalhar em telemarketing e ganhar um vale-coxinha. Trata-se de uma ficção, inspirada na reportagem da Vanessa Bárbara, publicada na Revista Piauí. Apesar de ser tudo em um tom de sátira, a pesquisa para a produção da reportagem foi muito bem feita e, neste caso, posso falar de cadeira. A maioria das situações apresentadas no filme se não senti na pele já vi acontecer com outra pessoa, inclusive o caso da laringite “repentina”.

Um dos únicos equivocos apontados é a média salárial: R$ 10 mil anuais. Atualmente, essa média é de R$ 7.200,00. Talvez menos, já que boa parte das empresas pagam somente um salário mínimo.

Dados:
1. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing (Sintratel), os transtornos psíquicos são responsáveis por 27% dos casos de adoecimento no setor, os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) respondem por 39%, problemas de audição e de voz, 25%; outros, 9%.

2. A tese do doutor Airton Marinho da Silva, “A regulamentação das condições de trabalho no setor de teleatendimento no Brasil: necessidades e desafios” – que, no documentário, é apresentado como dr. Eduardo Marinho da Silva – é muito boa e quem tiver interesse pode baixá-la aqui (vale ler ao menos o capítulo O tempo de adoecimento – pg 32): TeseAirton.pdf

O filme (17 minutos): Porta Curtas

A reportagem da Piauí: Edição 1 > mundo do trabalho

Alê

Deixe um comentário